
Estudo de caso
Rebrand da
Surf: criamos
a nova onda.
Em preparação para seu processo de IPO, a Surf convidou a Twist para desenvolver um rebrand completo do seu conjunto de soluções. Um movimento estratégico que colocou a marca da empresa em outro patamar, gerando um grande valor nos ativos intangíveis do grupo.
Líder no mercado de tecnologia white-label, a Surf atua na terceirização de operações de Telecom e Fintech para mais de 50 marcas, como Correios, Magazine Luiza, Banco Inter e Uber. São mais de 1 milhão de chips e atuação em mais de 5.000 municípios que tornaram a Surf a maior MVNO do mundo e a operadora móvel que mais cresceu no Brasil em 2018 e 2019.

A SURF
Através de um modelo único de distribuição (B2B2C), a Surf integra a tecnologia de Telecom como produto dentro do portfólio de seus clientes, para que possam agregar valor a seus negócios e entregar novas opções para sua base. Em outras palavras, criam e gerenciam uma operadora de telefonia usando a marca própria de outras empresas.
A Surf conta ainda com uma conta digital e soluções financeiras com foco em um público de baixa renda. Nesse caso, além do modelo white-label, a solução também funciona sem intermediários, direto com o público final (B2C).
Esse conjunto de serviços foi elaborado com base no propósito da empresa: promover a inclusão digital e financeira dos brasileiros por meio dos seus serviços e utilizando a capilaridade dos seus parceiros para alcançar as pessoas onde outras operadoras não alcançam.
NOSSO DESAFIO
Na imagem a seguir, trouxemos como era a arquitetura de marca da empresa e o visual dos seus logotipos. O trabalho de reposicionamento das marcas pela Twist começou pelo nome de todas as soluções, que não tinham padrão e não traziam clareza sobre qual eram os serviços prestados por cada uma das soluções.
Além do propósito de inclusão da empresa e serviços B2B, a marca precisa ter um apelo muito forte para o mercado corporativo (B2B), transmitindo inovação e seriedade do início ao fim do processo.
Como criar um conjunto de marcas que fale sobre inclusão, tenha um apelo forte para camadas mais populares no B2C e, ao mesmo tempo, tenha um forte aspecto corporativo no B2B e transmita credibilidade para futuros investidores no processo de IPO?

a solução
juntos somos mais fortes
Criamos uma estratégia de marca para definição do DNA e Essência da Surf para trazer, depois de muito estudo, o posicionamento inclusivo presente no propósito da empresa, por meio da criação da Missão, Visão e Valores, juntamente com a definição dos arquétipos e criação da persona Surf: uma figura feminina, que abraça e acolhe.
Ao invés de caracterizar a marca holding (Surf Group) com um olhar de afastamento (em geral, quando colocamos o termo “grupo”, temos a impressão de um emaranhado de empresas que estão sob o mesmo guarda-chuva contábil, mas não se conversam), trouxemos o extremo oposto: a marca-mãe é a junção das duas marcas das soluções. Ou seja, o diferencial da Surf é justamente ter as duas soluções unidas, como algo que seja único. Dá uma olhada abaixo como tudo se encaixa perfeitamente:
Mais do que a letra S, o símbolo criado para as marcas carrega uma série de atributos: é simétrico, é de fácil manuseio para a criação de padrões e grafismos e remete a uma onda.



Transmitimos com o conceito da marca muita proximidade, acolhimento e inclusão, dado que a marca-mãe se forma da junção das duas linhas de soluções. Focamos em mostrar como essas duas soluções, JUNTAS, podem ser a grande onda para realizar o propósito de inclusão digital e financeira da Surf. Ou seja, um olhar para o propósito da empresa pela ótica de outras empresas e não pela ótica do beneficiado pelo propósito na ponta.
Criamos uma marca com um teor UNIVERSAL. Um teor onde um público premium ou de baixa renda se engajem sem gerar qualquer tipo de rejeição: uma marca com aspecto tech.
Trouxemos também um ar fresco para a marca, que está muito mais alinhada com um universo de startups do que com o das telecoms tradicionais. Essa abordagem conversa tanto com o público de investidores e compradores da solução white label, quanto com a camada mais popular no B2C, que está sempre ansiosa por novidade.
o design
E A ONDA NÃO PARA POR AÍ
Trouxemos elementos sutis de presença de marca em todos os detalhes, como uma onda formada entre o R e o F da tipologia SURF. Pequenos detalhes que geram memorabilidade, recall de marca.
A tipologia foi tratada, letra a letra, para o espaçamento perfeito e melhor visibilidade.
Foram inseridos microarredondamentos na fonte para trazer um ar mais tecnológico e menos sisudo.




O composto de marcas foi embasado por duas cores-chave: uma para cada solução.
O azul é a cor da tecnologia e traz uma carga muito poderosa de associação com o mundo tech, além de remeter à água e trazer um traço de associação com a marca anterior, mesmo com um full rebrand (atua como um elo nessa história de evolução).
O magenta é uma cor vibrante, que também remete ao cenário de startups e comunicação contemporânea e inclusiva. É uma cor alegre, quente e que vibra muito bem em contraste com o azul, que é uma cor mais sóbria e fria, trazendo com essa mistura os dois lados da empresa: o da seriedade e o da inovação.


Nova arquitetura de marca
menos é mais
Após analisar cada produto e pensar sobre os nomes para caracterizá-los, entendemos que o melhor caminho a seguir seria ir pelo mais simples. Os nomes anteriores dos produtos por si só não diziam muito sobre o produto, fazendo com que fosse necessário um estudo individual de cada um deles para constatar que eram serviços já conhecidos. Ao invés de nomes como “SurfFix”, “Desafoga”, “Consignax”, que forçam o usuário ter que decodificar uma mensagem, trazer nomes mais óbvios e literais, como “Telefonia Fixa”, “Crédito Pessoal” e “Crédito Consignado”, fazem um melhor serviço do ponto de vista de comunicação.

Materiais de marca
surf






Materiais de marca
surf connect



Materiais de marca
surf fintech




brandbook surf
Criamos um Brandbook completo para todo o universo da marca Surf e suas marcas Surf Connect e Surf Fintech. Esse guia técnico faz com que os colaboradores e parceiros da Surf entendam o DNA da empresa.
O Brandbook conta a estratégia de marca e como ela se posiciona, qual a persona, além de explicar tecnicamente como utilizar os elementos de expressão da marca Surf: logotipo, fontes, cores, grafismos, ícones, fotos, peças, entre outros.
guia de APRESENTAÇÕES
Além do Brandbook, criamos um guia muito prático e completo para o uso da marca no software Microsoft Power Point, com recursos que visam suprir qualquer tipo de apresentação. O guia facilita e inspira a todos da organização que precisam apresentar a Surf (sejam apresentações de Marketing, Vendas, Finanças, ou qualquer área da empresa).
Com essa base é possível desenvolver excelentes layouts com os designs pré-moldados, slides-mestres, além de se ter estabelecidas as regras para que não se fuja do branding.
SITE INSTITUCIONAL
O site da Surf foi também completamente remodelado e produzido pela Twist. O novo ambiente digital da empresa traz o novo DNA e visual da marca, apresentando as soluções por meio da nova ótica proposta.
LANÇAMENTO DA nova MARCA SURF
No dia 08 de julho de 2020, às 22h, lançamos a nova marca da Surf na TV, com filme criado e produzido pela Twist, que foi ao ar no Prime Time da CNN Brasil.

revista e mídia digital
Além do lançamento na CNN, a marca foi lançada em campanhas digitais e em periódicos especializados no setor de Telecom e Negócios.

Prêmio brasiL
design award 2020
E para fechar com chave de ouro esse projeto, nosso estudo de marca foi selecionado na shortlist do maior prêmio nacional de design, o Brasil Design Award 2020, na categoria Posicionamento de Grandes Empresas.


Curtiu?
Faça um projeto como esse: