Site institucional: por que é importante ter um?

ago 21, 2023

Quando alguém busca por um serviço ou produto na internet, essa pessoa vai analisar diversas empresas para decidir com qual quer fazer negócios. Adivinhe qual é o canal que vai apresentar toda a imagem, credibilidade e diferenciais da empresa para essa tomada de decisão? Se você respondeu “site institucional”, acertou!  Esqueça os antigos sites institucionais que conhecíamos até poucos anos atrás. Eram pesados, desinteressantes e com informações demais para quem tinha pouco tempo para encontrar aquilo que procurava. Hoje, eles devem funcionar como uma importante ferramenta de marketing para as empresas, na qual elas captam leads e reforçam o posicionamento das marcas por meio do tom de voz coerente com suas práticas e público, aliando o histórico das empresas com o mercado em que estão inseridas. Além disso, um site institucional colabora com a construção da autoridade da marca, pois é de lá que virá a comunicação oficial da empresa na internet. Logo, as informações devem ser relevantes e embasadas, passando credibilidade, a fim de posicionar a empresa no ambiente digital de forma segura, responsável e profissional. Isso é de extrema importância em atividades onde a confiança é um fator determinante para a tomada de decisão de compra. Logo, esse site precisa ser desenvolvido pensando em diversos aspectos que se cruzam e se conectam, formando uma importante rede de informações e estratégias. Esse é um dos diferenciais que a Twist oferece a seus clientes e que você deveria considerar quando for desenvolver o seu próprio site institucional: ao contrário do que é feito por boa parte do mercado de webdesign ou internamente pelas empresas, onde técnicos em T.I. ficam responsáveis pela construção do site, deixando-os sem elegância, sem personalidade, poluídos, sem olhar para vendas ou branding, aqui eles são feitos por especialistas em marketing, design, vendas e negócios. Mas se tenho minhas redes sociais, por que preciso também de um site? As redes sociais vêm e vão, são voláteis, e podem desaparecer da noite para o dia – levando a presença digital da empresa na internet junto com elas. Imagina quem focou todos os seus recursos de comunicação no Orkut? Pois é. O site institucional funciona como um porto seguro para a empresa no ambiente digital e deve conviver em harmonia com todos os canais digitais da empresa (estratégia Omnichannel).

O que um site institucional deve ter

Conteúdos simples e objetivos

Um site institucional de sucesso precisa apresentar a empresa para os novos e atuais clientes de forma simples e objetiva, sempre de maneira profissional, não se esquecendo de que ele é muito mais do que o seu cartão de visitas online, é a principal ferramenta de diferenciação dentro do disputado ambiente digital.  A importância disso não é apenas comunicativa, mas também de qualificação do site na internet. Isso acontece pois, quando um usuário encontra dificuldades para entender ou localizar uma informação, ele navegará no site por pouco tempo, e este é um dos pontos que derrubam o ranqueamento do site nos principais motores de busca, como veremos adiante.

Para evitar esse tipo de problema, as empresas devem apostar em um menu bem organizado, com tudo aquilo que possa interessar ao usuário. A seguir, vamos conferir algumas dessas áreas do site que merecem destaque.

Quem Somos

É basicamente a área em que a empresa faz sua apresentação para o público. Ela deve se posicionar no mercado, usando dados e o histórico da companhia para se comunicar de maneira clara. É importante, também, que essa área do site esteja em constante atualização, principalmente após a empresa conquistar novos prêmios e certificações.  Outros conteúdos importantes são a Missão, a Visão e os Valores da empresa. Como apontado pelo Sebrae, a Missão diz respeito ao propósito da empresa, a razão dela existir. A Visão faz referência ao que a empresa espera ser no futuro, tanto para seus clientes quanto para parceiros e colaboradores. Já os Valores são a soma de tudo aquilo que é entendido como sendo as práticas aplicadas em prol do negócio em si, bem como as atitudes e filosofias adotadas pela empresa no dia a dia. Mesmo que essa área do site possa passar despercebida para grande parte dos usuários, é de extrema importância que ela seja bem escrita, dando a possibilidade de ser facilmente compreendida por pessoas que já conheçam a empresa e o negócio, assim como para outras que estão chegando ao site e conhecendo tudo pela primeira vez. Para garantir a qualidade dos textos e que eles colaborem para um melhor posicionamento do site institucional em ferramentas de busca, é essencial que as empresas busquem por profissionais em copywriting (redação de textos persuasivos), SEO e uma agência especializada em marketing digital.

Produtos e Serviços

Essa área é, sem dúvidas, o grande ponto de atenção de um site institucional. Caso a empresa opte por manter um e-commerce dentro de sua estrutura, o funcionamento perfeito da plataforma pode garantir rentabilidade a longo prazo. Porém, se problemas na construção do site institucional forem recorrentes, as chances de haver uma fuga de usuários é muito grande.

Portanto, investir em aspectos técnicos bem desenvolvidos é crucial, pois são nos pequenos detalhes que podem estar os maiores problemas — e oportunidades, como veremos a seguir. Nossa sugestão é também fazer com que essa área seja de fácil atualização, para inserção/remoção dos produtos e serviços e atualização das suas informações técnicas e preços.

Blog

Visto como uma grande vitrine de conteúdos relacionados aos produtos e serviços oferecidos pela empresa, o blog é uma ótima opção para aumentar a visibilidade da marca por meio de conteúdos exclusivos, como análises técnicas inéditas. O blog pode ser também o veículo que leva aos usuários a chance de acompanhar as novidades sobre a empresa, como a participação em eventos, feiras, lançamento de novos produtos e serviços, entre outros. Para receber notificações sobre novos artigos no blog, o usuário pode ser convidado a se inscrever na Newsletter da empresa, inserindo seus dados de contato e tornando-se, automaticamente, um novo lead para o negócio. O blog é também uma ferramenta essencial para a sua estratégia de Inbound Marketing (marketing de atração) e SEO (otimização do site para mecanismos de busca), pois é lá onde teremos as melhores oportunidades de conteúdos para indexação das keywords que são relevantes para o nosso negócio. É exatamente isso o que estamos fazendo aqui! 😉

Contato (Fale Conosco)

Muitas vezes o acesso do usuário ao site institucional acontece em função desta área em particular. Ela pode servir como meio de comunicação para solucionar problemas, tirar dúvidas, fornecer informações adicionais sobre produtos e serviços, entre outros.  A empresa pode se utilizar de formulários para responder às perguntas, e-mail ou telefone, e soluções de chatbot para agilizar atendimentos. Sanar problemas é uma das principais funções de uma empresa que se preocupa com sua reputação. Não podemos esquecer também de um fácil acesso para outros canais e redes sociais, para fortalecer a sua estratégia de presença Omnichannel.

Trabalhe Aqui

Anunciar vagas de emprego em equipes internas é uma boa tática para garantir mais tráfego no site institucional. Além de melhorar a visibilidade de seus conteúdos na internet, a empresa pode reduzir custos na busca por novos talentos, fazendo-se valer de suas próprias estruturas. A dica aqui é trabalhar com bastante força em uma estratégia de Employer Branding, utilizando esse espaço para falar sobre a cultura da empresa, missão, visão, valores e talvez até um vídeo mostrando os benefícios em se trabalhar na empresa. Afinal, captar talentos também é um processo de vendas.

Por trás do site institucional: a importância da navegação segura, assertiva e confortável

Já sabemos que o site institucional representa a empresa oficialmente no ambiente digital e, por isso, é de grande importância que ele seja agradável ao usuário, seguro e assertivo, entregando aquilo que se propõe. Para que isso aconteça, é necessário investir em ferramentas e técnicas que transformem a visita ao site em uma experiência saudável ao usuário, como veremos agora.

Responsividade

A responsividade é a capacidade de um site de se adequar aos mais diferentes tipos de telas (desktops, smartphones, tablets), sem perder a qualidade das imagens, textos e outros pontos importantes para a navegação do usuário, como headers e footers.  Isso proporciona a visualização e navegação adequada do conteúdo publicado, sendo crucial para garantir que os usuários permaneçam no site por mais tempo, explorem suas páginas e concluam as ações desejadas, como preencher um formulário de contato ou efetuar uma compra.

Sites institucionais que não possuem design responsivo e intuitivo em sua construção, dificilmente serão bem ranqueados no Google e outros motores de busca. Isso acontece em função das grandes empresas de tecnologia valorizarem a experiência do usuário (UX) ao máximo, compreendendo que sites que dificultam o uso devam sofrer penalizações, como a não exibição de seus conteúdos via buscas orgânicas. Quando o usuário não tem uma boa experiência durante a navegação, a tendência é ele sair rapidamente do site — e não costuma voltar, prejudicando ainda mais o ranqueamento no Google, por exemplo.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de redação e uso de palavras-chave que colaboram para que o site alcance um melhor ranqueamento nos motores de busca, atraindo um tráfego orgânico e qualificado. Dessa forma, a empresa será encontrada por pessoas que estão realmente interessadas nos produtos ou serviços que ela ofereça. A captação de leads via Inbound Marketing também passa pelo uso do SEO, com formulários de contato que se valem de boas palavras-chave, CTAs (Call to Action) que incentivem a inscrição em newsletters e outros mecanismos de conversão, como e-books exclusivos.

Adotando essas práticas, as empresas fidelizam clientes por prazos maiores e garantem que seus consumidores permaneçam com o nome da companhia em mente (top of mind). Além de valorizar a própria marca, isso estabelece novos patamares diante dos concorrentes.  No fim, o site institucional é o ponto central para onde os clientes em potencial são direcionados, tornando-se uma ferramenta indispensável para o sucesso do marketing digital de qualquer empresa. Se você deseja obter todos esses benefícios, é primordial contar com uma agência especializada na construção de sites institucionais que entenda também de marketing digital, com expertise em SEO e as melhores práticas de navegação atuais.

Segurança

Com o passar dos anos, o tema da segurança cibernética e a proteção de dados pessoais se tornou um assunto indispensável para empresas que pretendem manter seus sites institucionais no ar e operando de acordo com a lei.  Por isso, é essencial investir em verificações de segurança e estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), para evitar autuações que podem passar dos milhões de reais, a depender do tamanho da empresa e do problema identificado. Aliás, a segurança do site institucional é outro fator que influencia fortemente no ranqueamento nos principais motores de busca. Um site hackeado pode perder sua relevância e reputação de forma significativa.

Proteção contra invasões

Outro aspecto que deve receber atenção especial é a proteção contra invasores. É importante lembrar que todo o conteúdo do seu site, incluindo dados sigilosos e a própria imagem da empresa podem ser afetados ou até mesmo apagados e sequestrados por crackers, que são criminosos cibernéticos profissionais.  Esse grupo usa todo o conhecimento que possui para praticar o cracking (a quebra de determinado sistema de segurança). Portanto, investir em medidas de segurança pode proteger tanto os proprietários do site quanto os visitantes e usuários, garantindo uma experiência mais segura e confiável na internet.  Aqui na Twist temos um case de sucesso que envolve a otimização da performance, usabilidade e a implementação de ferramentas e mecanismos de segurança robustos e eficazes para o site de um cliente com muitos acessos simultâneos e, principalmente, muita visibilidade: o Palmeiras. Blindamos totalmente o site, realizando atualizações do sistema operacional, servidores, softwares e outros dispositivos, como plugins importantes para a segurança do site institucional. Isso garantiu a segurança que a instituição precisava para manter suas atividades no mundo digital funcionando com perfeição.

Padronização W3C, WCAG 2.0, ABNT e mais

Há outras particularidades técnicas que tornam um site institucional ainda melhor. Pouco conhecida, mas extremamente útil, é a padronização W3C (World Wide Web Consortium) das tecnologias da Web, como HTML, CSS, e outras especificações que ajudam a garantir a interoperabilidade entre diferentes navegadores e dispositivos. Resumindo, a padronização busca garantir que as páginas da Web e aplicativos devem funcionar de forma consistente em qualquer plataforma.   A W3C também está envolvida no desenvolvimento de padrões relacionados à acessibilidade na Web, tornando-a mais inclusiva para pessoas com deficiências. Além disso, a organização trabalha em áreas como privacidade, segurança, semântica da Web, tecnologias móveis e muito mais. Adaptar um site já existente à padronização W3C exige know-how e especialização, mas fazer isso seguindo normas e regras internacionais é ainda mais desafiador — e amamos desafios! Fomos a agência responsável pelo desenvolvimento e a manutenção do site institucional da empresa OKI Brasil, uma das principais marcas de soluções de impressão do mundo. O grande desafio do projeto foi implementar, em curto prazo, os guidelines da matriz oriental, no Japão, tanto nos requisitos técnicos de interface e acessibilidade quanto nas necessidades de segurança e desempenho: pré-requisitos para qualquer empresa do setor tecnológico.  Assim, a Twist criou a versão brasileira do site institucional seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o padrão japonês JIS X 83413:2010, além do global e mundialmente reconhecido WCAG 2.0 (o mais atualizado da época). Para desenvolver o site da forma correta, contratamos, inclusive, um tradutor de japonês para atender a demanda. Isso deixa evidente a complexidade que um site institucional pode ter e a importância que damos em entregar projetos 100% personalizados, atendendo às expectativas de cada cliente.

Padronização de construção de sites institucionais

Quando o desenvolvimento de uma nova plataforma digital exige tanto conhecimento, adequação, solidez de processos e especialização, é mais do que necessário que a agência ou equipe de profissionais responsáveis por sua execução possua rígidos padrões técnicos para entregar tudo aquilo que seus clientes esperam.

Ferramentas Ágeis de Gestão

Aqui, todos os sites desenvolvidos possuem regras de execução para serem entregues perfeitamente, que são seguidas em cada etapa de sua produção por todos os departamentos envolvidos. Este é um processo próprio da Twist, que visa alcançar o mais alto grau de satisfação, atendendo e superando as expectativas dos clientes. Tudo isso utilizando metodologias ágeis de gestão e acompanhamento dos projetos.

Quality Assurance – Controle de Qualidade

Da proposta comercial à entrega final, cliente e agência caminham lado a lado, pontuando alterações, novas implementações, testes de usabilidade, correção de possíveis problemas e revisão final. Assim, garante-se qualidade e segurança ao produto de forma a elevar ao máximo os níveis de exposição da marca, posicionando a empresa em um patamar em que ela ainda não se encontrava.

Além do site institucional: sua marca com mais relevância na internet

Voltemos ao início deste texto: quem procura por algo na internet e chega ao site institucional, leva dele a primeira impressão sobre a empresa. Logo, causar impacto positivo é essencial, e isso pode ser feito de diferentes maneiras. Porém, é importante frisar: o processo até se alcançar um bom resultado é altamente complexo, com diversas etapas de brainstorms, criação de conceitos, análise de personas, tom de voz e outros aspectos que devem ser dirigidos por profissionais especializados, capazes e experientes.

A seguir, citamos uma intervenção que, por meio do site institucional, multiplicou as possibilidades e a exposição positiva da marca da empresa.

Branding Institucional & Site

As empresas devem, sempre, se valer de seus melhores artifícios para expor suas marcas na internet de forma coesa. No caso do site institucional, é muito importante que tudo se comunique: o conceito, a identidade visual, o logotipo, uso de cores e formas, além de outras características que tornam aquela empresa única.  Esse trabalho envolve estratégias para comunicar a missão, visão, valores e personalidade da instituição de forma consistente em todos os pontos de contato com o público, sejam eles físicos ou digitais. O objetivo é criar uma percepção positiva e duradoura na mente dos stakeholders, incluindo clientes, colaboradores, parceiros e a sociedade em geral. Um exemplo prático de como fazer isso é o site institucional da Surf, empresa líder no mercado de tecnologia white-label, que por meio do rebrand da marca posicionou-se como referência não apenas em seu segmento, mas também como case de sucesso no segmento em que atua. O site institucional da Surf foi completamente remodelado com o DNA e o novo visual da marca estando presentes em cada detalhe, tendo suas soluções apresentadas por meio da ótica proposta. Além da clara remodelação completa, a empresa se valeu de outra exposição: o projeto de rebrand foi selecionado na shortlist do maior prêmio nacional de design, o Brasil Design Award 2020, na categoria Posicionamento de Grandes Empresas. Um ano depois, nova exposição: reconhecimento internacional com o prêmio DESIGNRUSH 2021. Ou seja, não só no Brasil, mas o projeto também se destacou de forma global — assim como a empresa.

Construindo um site institucional completo

Para ter a certeza de que seus planos sairão do papel e ganharão forma em um site institucional atual, seguro, funcional e que sirva como sua principal plataforma de marketing, procure por quem é especialista no assunto, com profissionais de excelência em design, copywriting, branding e estratégias digitais. Opte por agências que possuam uma produção de sites estruturada, respeitando etapas e processos, com planejamento detalhado e estruturado para tirar o máximo do seu site institucional.