Marketing Esportivo – 3 insights que você precisa ter antes de escolher uma agência

fev 9, 2024

Segundo um estudo da Sports Value, o mercado de marketing esportivo no Brasil vai movimentar cerca de 200 bilhões de reais até 2025. Este é um dado que chama atenção das empresas que querem usar o marketing esportivo como estratégia de sucesso.

É muito dinheiro, não é mesmo? Por isso, se você está buscando uma agência de marketing digital parceira para analisar e criar estratégias de como investir neste mercado ou pretende usar táticas de marketing esportivo para a sua marca e tentar pegar uma fatia desse bolo generos, continue lendo porque este artigo é para você!

O que é marketing esportivo?

Mas afinal de contas, o que é o marketing esportivo? Em linhas gerais, é uma segmentação de marketing que utiliza estratégias de comunicação inseridas no universo esportivo para atrair clientes e gerar oportunidades de negócios. Ou seja, marketing esportivo nada mais é do que utilizar o esporte como vitrine para promover marcas, produtos ou serviços.

Essas estratégias de comunicação são utilizadas para estreitar o relacionamento entre torcedores e marcas ou instituições e criar experiências que gerem engajamento e receita para empresas inseridas no setor (clubes, times, marcas e etc).

Inclusive, o marketing esportivo não é voltado apenas para empresas ligadas a um esporte. Todos os tipos de negócios podem obter resultados positivos quando entendem como fazer marketing esportivo. Este exemplo de marketing esportivo feito entre o time de futebol Vitória e o Hemocentro da Bahia aumentou as doações de sangue em 46%.

A seguir, você vai ver a importância de trabalhar nesse nicho e 3 insights super valiosos para ter antes de escolher sua agência de marketing esportivo.

Qual a importância do marketing esportivo?

Por ser uma modalidade de marketing que trabalhar o forte vínculo emocional que explora a paixão do torcedor, adotar táticas de marketing esportivo pode ser uma estratégia altamente rentável e que apresenta muitas vantagens competitivas aos negócios.

O primeiro e mais comum benefício de se investir em marketing esportivo é a visibilidade de marca. A mera estampa do logotipo no uniforme de uma equipe já é uma ação de marketing bem vantajosa, visto que um esporte televisionado pode alcançar milhões de espectadores diversificados durante a transmissão.

Dessa forma, o engajamento do público com uma marca pode ser potencializado e, inclusive, reforçar a autoridade dela no mercado de forma orgânica.

Além disso, segundo o Think With Google, 42% dos brasileiros se interessam por conteúdos esportivos. O que significa que praticamente 1 a cada 4 brasileiros é um consumidor em potencial da sua marca. Visto que, se meu time do coração ou meu atleta favorito está associado a uma marca específica, então eu também posso confiar na qualidade do que ela oferece.

Homem branco de frente ao seu computador segurando uma bola de futebol com sorriso no rosto.

Escolhendo uma agência de marketing esportivo

É compreensível querer trabalhar com as maiores empresas de marketing esportivo do Brasil. No entanto, você sabe identificar quais critérios devem ser considerados na hora de escolher sua agência?

1 – Selecione uma agência que conheça táticas de marketing esportivo

Antes de se arriscar a trabalhar com marketing esportivo, uma agência deve saber trabalhar com marketing de uma forma geral. Ter cases de sucessos com grandes marcas são indicadores que atestam seu know how e expertise.

2 – Priorize agências que tenham exemplos de marketing esportivo no portfólio

Como mencionamos no início do artigo, o mercado esportivo movimenta valores altos. Trabalhar com agências sem histórico pode ser um risco irreversível para o seu investimento.

3 – A agência deve sabe usar marketing esportivo como estratégia de sucesso

O que o esporte e o marketing têm em comum é que ambos são movidos pela busca constante de resultados melhores. Para escolher sua agência de marketing esportivo, certifique-se de que, além de portfólio, ela também entregue resultados.

Exemplos de marketing esportivo

As possibilidades de trabalhos são diversas. Seja com marketing digital esportivo, na criação de conteúdo e ações online ou fora do ambiente digital.

Nós, da Twist, nos orgulhamos muito pelas a oportunidades de realizar trabalhos com diversas marcas incríveis. Dentre elas, destacamos dois dos maiores times de futebol do Brasil, Corinthians e Palmeiras, e a marca do maior piloto brasileiro de Fórmula 1 de todos os tempos, a SENNA Brand.

Tática de marketing esportivo – Corinthians

Tática de marketing esportivo – Corinthians: Ouvimos o bando de loucos.

Lá em 2012, quando quase ninguém sabia o que era marketing digital, a Twist fez o primeiro projeto de monitoramento de mídias sociais para um clube de futebol no Brasil. Através das mídias sociais, pouco exploradas até então, monitoramos o que repercutia entre torcida e transformamos os principais assuntos em relatórios para os próprios torcedores. Veja esse caso de sucesso de marketing esportivo completo aqui.

Official website for Palmeiras Soccer Club

Marketing digital esportivo – Palmeiras: Site oficial com sangue verde e branco.

O maior campeão brasileiro de futebol confiou à Twist a reformulação do seu site oficial. Não só o aspecto visual, mas também toda a arquitetura de informação e experiência do usuário foi reformulada, além de todo o conteúdo da parte social e outras modalidades esportivas que estavam abrigadas dentro do site. Veja este caso de sucesso de marketing esportivo completo aqui.

Digital campaigns, brand positioning and management of social channels for the brand of the biggest idol in F1.

Como trabalhar fazer marketing esportivo – SENNA Brand: Colocando na pista a nova marca Senna.

Um dos casos de sucesso mais emocionantes da nossa história, fomos a agência de Marketing Digital e Branding selecionada para realizar o projeto de estratégia digital, posicionamento e expressão da nova marca SENNA, que traz o nome e o espírito do maior ídolo do Brasil em seu DNA. Para evitar spoiler, veja o caso de sucesso completo aqui.

Marketing esportivo com um Twist

O mercado esportivo é promissor e aberto a várias possibilidades de trabalhos com marketing, seja ele marketing digital ou não. As marcas que se atentarem às oportunidades e se inserirem neste mercado certamente terão grandes resultados e

contar com a experiência de uma agência de comunicação irá te garantir a segurança de ter especialistas te auxiliando a atingir seus objetivos.

A Twist é uma agência que já trabalha com marketing esportivo há muito tempo. Entre em contato conosco, solicite um orçamento e comece a obter melhores resultados para sua empresa e aumentar sua presença online.

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