
Estudo de caso
Colocando na pista a nova marca Senna.
Em um dos casos de sucesso mais emocionantes da história da Twist, fomos a agência de Marketing Digital e Branding selecionada para realizar o projeto de estratégia digital, posicionamento e expressão da nova marca SENNA, que traz o nome e o espírito do maior ídolo do Brasil em seu DNA.
Gerenciada pela família de Ayrton Senna, a marca tem parte dos seus recursos destinados à filantropia, por meio de direcionamento de verbas para o Instituto Ayrton Senna.
CONTEXTO
Após um projeto de estratégia de marca criado por uma consultoria internacional (FutureBrand), que redesenhou o logotipo e criou um novo posicionamento e brandbook para a SENNA Brand, a Twist foi a responsável por “colocar para rodar” a nova fase do projeto, criando o posicionamento digital e os padrões de expressão da nova marca em diversos pontos de contato entre os stakeholders.

A MARCA SENNA
SENNA Brand é a marca de licenciamento de produtos de alto padrão criada por Ayrton Senna.
Entre os seus principais produtos licenciados estão o McLaren Senna, o carro de rua mais veloz já produzido pela McLaren, os relógios TAG Heuer Senna Collection, a moto Ducati 1199 Panigale S SENNA, o McLaren Senna LEGO, o jogo Forza Horizon 4 – Xbox One, uma linha de bicicletas da empresa italiana Carraro Cicli e os braceletes Mongrip, feitos com pneu utilizado por Senna em uma de suas mais emblemáticas corridas na F1, em Donington Park, em 1993.
Estima-se que a SENNA Brand já gerou mais de US$ 1,2 bilhão em valor de varejo.







A marca foi criada em 1990 e representa, sobretudo, os atributos do piloto, a sua forma corajosa, única e vibrante de se chegar às vitórias, além do estabelecimento de novos padrões de qualidade. Características essas que sempre são usadas em sua comunicação para inspirar os seus seguidores e que nortearam as nossas criações.

NOSSO DESAFIO
O objetivo central do projeto foi tornar e manter a Senna Brand viva e atualizada, para que haja o desejo perene de empresas interessadas em associar suas marcas aos valores Senna, ou seja, posicionar uma marca com percepção de valor tão poderosa, que grandes grupos já consolidados pagariam para estarem associadas a ela.
Além de colocar na pista os primeiros produtos de comunicação da nova marca, nossa meta era também aumentar a visibilidade da SENNA Brand e torná-la ainda mais admirada e reconhecida no mundo, não apenas para os fãs de Ayrton Senna, mas (e principalmente) para todos aqueles que se inspiram com os atributos que o piloto possuía e que não necessariamente conheciam a fundo a sua trajetória.
Em outras palavras, trazer o espírito Senna para as novas gerações, que não possuem o mesmo vínculo afetivo com o piloto se comparado aos que nasceram antes dos anos 90.

Com o objetivo de alcance global, nosso primeiro passo foi construir a identidade e posicionamento da SENNA Brand no ambiente digital, em canais com um engajamento relevante, sempre de forma inspiradora, que façam as pessoas se identificarem e tornem fãs assíduos da marca, fazendo com que fosse reconhecida sempre como um “selo” que atesta que um produto é de topo de linha.
Como FIZEMOS?
PERSONIFICANDO AYRTON SENNA


PALAVRAS QUE INSPIRAM E INSTIGAM
Nos textos para a marca, buscamos criar um tom de voz que traduzisse as experiências vividas por Ayrton Senna e falar de seus atributos com muita emoção, confiança e autenticidade. Sempre de forma objetiva, mas envolvente. Frases curtas, mas que passam uma mensagem clara e forte e façam a pessoa refletir e se inspirar.

Produzimos textos provocantes e instigantes, justamente com o intuito de tirar os seguidores da zona de conforto, lugar em que Ayrton Senna nunca esteve durante a sua carreira. Cada palavra foi escolhida minuciosamente. Para cada adjetivo, uma ideia diferente. Para cada caso, um fim surpreendente e emocionante.

Fizemos dos contrastes um elemento importante, aproximando a potência dos produtos com a capacidade humana. Recuperamos frases ditas por Ayrton Senna para dar ainda mais personalidade. Narramos vivências do piloto para envolver, passando sempre uma mensagem positiva e deixando sempre a sensação de que qualquer seguidor pode se empenhar ao máximo e superar o seu próprio limite.

UM DESIGN DINÂMICO E ÚNICO NO MELHOR ESTILO SENNA
Os produtos da SENNA Brand são elegantes, inovadores e sofisticados. O seu padrão visual não podia ser diferente. Baseado no estudo de estratégia de marca, buscamos impor sempre um design primoroso e fino, que transmitisse o tom refinado e, ao mesmo tempo, intenso da marca: pequenos detalhes, linhas dinâmicas e a energia do vermelho, em harmonia com as formas que representam a velocidade e os movimentos de Ayrton Senna.

MOTION DESIGN
Um ponto chave na comunicação visual foi a utilização do motion design em diversas ocasiões. Não apenas por ser uma ótima variação com relação às fotos estáticas, mas também por ter um padrão diferenciado de indexação no Facebook e Instagram.
MUDANDO OS LIMITES… E O SLOGAN
A ideia central de estratégia da marca era a de usar a frase “evoque your inborn game changer” como o seu posicionamento e talvez até como um slogan para a marca. Mas havia um problema: a sua difícil tradução para o português. Tínhamos, então, que encontrar uma saída para materializar a ideia de uma outra forma.
Daí surgiu o novo slogan criado pela Twist para a marca: “change the limits”. Uma frase que traz a essência de Senna, que ultrapassou todos os limites na Fórmula 1. Um posicionamento forte, que inspira e desperta as pessoas a irem além, uma ação sempre presente na comunicação da marca, que faz as pessoas buscarem de fato o seu “inborn game changer” para não apenas irem até os seus limites, mas superá-los.

MATERIAIS
Nosso trabalho não se restringiu apenas às redes sociais. Também materializamos o novo tom de voz e o design marcante em diversos materiais como cartões de visita, pasta, papelaria, assinatura e template de e-mail, imagens para novas campanhas e backdrops para os mais diversos eventos realizados pela marca.
backdrops

ENXOVAL para mclaren senna

comunicação por e-mail

cartões de visita

outros materiais impressos


SENNA BRAND NO
SALÃO DO AUTOMÓVEL
Ajudamos também a nova marca a mostrar sua cara no Salão do Automóvel. Criamos o plano de comunicação e cuidamos de toda a cobertura do evento, que teve o stand da Senna Brand como ponto alto da edição, trazendo a McLaren Senna como carro destaque. A Twist estava lá para mostrar o sucesso do evento em todos os canais da marca, com a comunicação sempre alinhada com a estratégia de marca.
O ESPÍRITO INDOMÁVEL
E VENCEDOR DE SENNA
EM UM VÍDEO
Para fechar o projeto com chave de ouro, tivemos como missão desenvolver um vídeo institucional versátil e envolvente para a marca, com o espírito de Ayrton Senna. Mais do que uma peça de lançamento dessa nova SENNA Brand, um produto de comunicação que impactasse seus stakeholders em múltiplas plataformas e pudesse ser apresentado em eventos nacionais e internacionais, no site oficial, mídias sociais, campanhas digitais e em reuniões com parceiros: a peça central de todo o projeto de marca e para a estratégia de marketing da empresa.
storyboard

A Twist criou, roteirizou, dirigiu e editou um vídeo com elementos que representam os atributos da marca: ousadia, determinação, paixão por alta performance, estilo único e superação de limites, características colocadas num visual com a energia que SENNA Brand pede. Um material imponente, com cenas do piloto intercalando com imagens dos produtos de um modo harmônico, além de uma mensagem encorajadora, no melhor estilo Senna de ser. A estética de colorização e acabamento gráfico traz união perfeita de imagens antigas do Ayrton e vídeos contemporâneos dos produtos Senna Brand.
resultado
Logo no primeiro ano da NOVA marca Senna, os executivos da empresa conseguiram formalizar cinco grandes parcerias de licenciamento. O objetivo da Twist não era quantitativo por não se tratar de um projeto de performance com fins de venda direta e, sim, de posicionamento de marca e brand awareness, portanto, vamos deixar os resultados do nosso trabalho no depoimento do nosso cliente:
Foi um grande prazer trabalhar com a equipe da Twist no desenvolvimento da estratégia e criação das peças de comunicação online para a marca SENNA.
Tivemos muita sintonia e o trabalho fluiu de forma muito natural, com muito espaço para comunicação e criatividade entre nossas equipes. O contato no dia a dia e o atendimento da agência foram muito próximos e tivemos sempre muito acesso e resposta rápida às nossas necessidades e solicitações. Na verdade, não lembro de termos tido nenhum momento de atrito, foi uma relação muito boa e com muita afinidade.
Mas o fator que mais fez a diferença foi como a Twist soube entender muito bem a marca SENNA, seus valores, princípios, personalidade e o tom de voz único. A partir disto, conseguimos criar peças de comunicação que estavam muito alinhadas com a estratégia da marca, fortalecendo-a. A Twist trouxe várias ideias criativas que foram executadas com muita qualidade, permitindo que a presença e relevância da marca SENNA aumentasse muito nas redes sociais escolhidas.
Só tenho elogios para a Twist e desejo que continuem prosperando e crescendo nos mercados onde decidirem trabalhar.”

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