Estudo de caso

Rebrand digno de passarela.

 

Incom Packing é uma das principais indústrias de embalagens cosméticas do Brasil, e que opera de 2 formas no mercado: fabricando e produzindo soluções exclusivas de embalagens e por meio da produção de uma ampla linha de produtos standards. Produz embalagens para as maiores empresas de cosméticos do Brasil e é reconhecida pelo mercado por possuir um patamar diferenciado de qualidade.

Twist foi contratada para executar um completo trabalho de rebrand: que começou com a marca e toda a papelaria e foi até photoshooting para todos os produtos, site, adesivagem de frota, embalagens, entre outros.

O DESAFIO

A Incom carregava características de marcas industriais, que não refletiam a necessidade de posicionamento como uma marca premium no segmento de cosméticos: um mercado onde o olhar para o design é fundamental.

Após denso trabalho de análise do posicionamento, DNA e essência da Incom Packing, entendemos que o nosso desafio estava em trazer para a marca, tradicional e estabelecida no segmento industrial, uma nova roupagem, mais FASHION e inspirada em marcas de MODA, mas sem perder a essência e o reconhecimento já adquirido ao longo das décadas de empresa.

Analisamos o logotipo e destacamos os seguintes pontos:

  • tipologia é comum e remete a uma imagem de marca com aspecto de “já vi antes”, por estar presente no logotipo de diversas empresas.
     
  • Além disso, o alinhamento dos elementos não são simétricos, trazendo um peso desproporcional para a imagem do lado direito, aspecto pouco elegante e dificultando a aplicação em alguns tipos de peças gráficas.

Diante disso, como preservar as características da Incom, já estabelecida e com forte reconhecimento de mercado, trazendo o que há de melhor no mundo dos cosméticos sem perder a essência?

a solução

O primeiro passo foi realizar um benchmarking com algumas marcas famosas que carregam elegância no logotipo, como Sephora, Chanel, Estée Lauder, Gucci e Clinique, para alinhar a Incom com o seu novo posicionamento e DNA de marca.

Para trazer o aspecto das grandes empresas dos cosméticos e mundo fashion, foi escolhida uma tipologia mais elegante e aplicada na cor preta. Além disso, optamos pela aplicação em caixa alta e com entreletra bastante elevada, facilitando a leitura e trazendo sofisticação para a aplicação.

Preservamos o vermelho como elemento integrador da marca já estabelecida e também simplificamos a curvatura para criação de uma marca de fácil leitura e memorabilidade.

E assim nasce a nova marca da Incom Packing, sem perder as características originais.

A partir dessa releitura, foi definida a dupla de fontes para representar a nova marca Incom.

SITE INSTITUCIONAL

Após desenvolvermos o rebranding, também elaboramos o site da Incom para se comportar de acordo com a nova identidade, levando como referência sites como Toly, Lancôme, Chanel, Neutrogena, entre outras grandes marcas.

Criamos um layout clean com predominância da cor branca e carrossel fullwidth com grande destaque para produtos. Também inserimos fotos com alto tratamento fotográfico e valorização das tampas e detalhes dos produtos.

Outra ação foi acrescentar ícones que marcam as categorias após primeira rolagem, fazendo a navegação ser friendly, rápida, intuitiva e com um layout de pensamento adequado a um comportamento mobile, responsivo.

MATERIAIS DE MARCA

Materiais com margens largas, bastante respiro e espaço negativo, trazendo elegância para a composição.

Além de uma papelaria completamente reformulada, também tivemos o cuidado de reestruturar as folhas de especificações de catálogo (data sheets) da Incom: junto com uma nova diagramação mais focada na experiência do usuário (UX), o catálogo também ganhou um ensaio de novas fotos para agregar valor e credibilidade aos produtos.

PHOTOSHOOTING

Para trazer mais personalidade e identidade para a marca, realizamos um trabalho de ensaio fotográfico e composição artística de todos os produtos da Incom, trazendo um aspecto menos “catálogo industrial” e mais “fashion”.

 

Foi um processo extenso, dirigido e produzido pela Twist, no qual tiramos centenas de fotos de cada produto, explorando cada detalhe, desde perfumaria, maquiagem e skincare. 

CAMPANHA
DE E-MAILS

Alinhado com a estratégia de branding, após a definição da nova marca e da produção do ensaio fotográfico, iniciamos um projeto de comunicação por e-mails, o principal canal da Incom, que possui uma base muito sólida dentro do mercado B2B, com contato de grandes fabricantes de perfumes e cosméticos.

Incrementamos a comunicação via e-mail com esses parceiros, apresentando a nova identidade e trazendo as novidades da empresa.

Antes x depois
resultado do trabalho

Mais do que a criação de um logotipo e materiais de marca, criamos um novo posicionamento para a marca, com visual atraente, fashion, e que torna a percepção de qualidade e inovação da empresa muito mais evidente, refletindo a grandeza da Incom como uma das líderes do seu segmento.

Confira abaixo o comparativo entre antigos materiais da Incom Packing versus o novo posicionamento criado pela Twist. A comparação traz os mesmos tipos de produtos e especificações do catálogo e apresentação institucional da empresa.

Com qual das “duas” empresas você
estaria mais propenso a fazer negócios?

Sim, design gera vendas e potencializa
qualquer tipo de negócio:

Do B2B ao B2C.

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