


Estudo de caso
Políticas Públicas: jovens de Sampa nas redes sociais
Parte da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo, a “Juventude SP”, realiza ações voltadas para os jovens paulistas, promovendo políticas públicas para aqueles que têm entre 15 e 29 anos.
O Portal juventude.sp.gov.br funciona como um guia e reúne informações importantes sobre estudos, trabalho, diversão, saúde e cidadania.
Em parceria com o núcleo de pesquisa da Fundação USP – NAP Escola do Futuro, responsável pela gestão do portal da Juventude, a Twist ajudou a criar estratégias e conteúdos sociais, com a missão de levar as ações promovidas pela Juventude SP a um maior número de jovens.

desafio
Diferentemente das pessoas com maior idade e menor afinidade com as novas mídias, os jovens interagem menos com as publicações.
São usuários mais seletivos, principalmente se estamos falando de comunicação de um órgão público e não da banda da moda. Como engajamos esse público?
Solução: Adequação da linguagem
Compreender como o jovem se expressa, se manifesta e interage é muito importante na hora de falar de assuntos sérios com eles. Entender e adequar a linguagem visual e textual das informações foi uma das chaves para atraí-los.
Uma nova identidade gráfica foi criada: colorida e com uma tipologia em linha com o jovem. As composições ainda trazem elementos circulares associados ao logotipo da Juventude SP.
O trabalho
Mais de 1.100 conteúdos únicos foram criados, produzidos e publicados no canal do Facebook durante o período de vigência da licitação, o qual a Twist esteve à frente do canal.


resultados
O objetivo primário do projeto foi a conversão para o Portal, sendo assim, o conteúdo foi produzido para que os jovens lessem o post e acessassem a matéria para saber mais, para que o engajamento não necessariamente acontecesse pelo canal do Facebook.
O portal da Juventude SP conta com dezenas de milhares de acessos mensais, sendo que, em alguns meses, os acessos provenientes dos canais sociais somaram mais de 50% do total de acessos.

Números dos primeiros
10 meses do projeto
Dados obtidos através das ferramentas Google Analytics e painel do Facebook.
alcance
Já levamos informações sobre políticas públicas mobilizadoras e transformadoras para mais de 8 milhões de usuários.
Interações
Mesmo que o quesito “interação” não tenha sido o nosso objetivo central, recebemos mais de 62 mil interações, entre curtidas nos posts, comentários, shares e private messages.
FÃS
No início do projeto, o Facebook possuía pouco mais de 4 mil fãs. Mesmo com restrições para o investimento, trouxemos mais de 50.000 novos fãs para a página.
É o jovem paulista ligado nas políticas públicas de Sampa! 😉

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