
Estudo de caso
Ouvimos
o bando
de loucos.
Já ouviu falar em Social Listening? Hoje o termo está na moda mas, em 2012, quando iniciamos esse projeto, quase ninguém sabia o que era isso. Era tudo mato e fomos pioneiros.
A Twist, em parceria com a ferramenta Brandcare Social Figures, fez o primeiro projeto de monitoramento de mídias sociais para um clube de futebol no Brasil… e claro que tinha que ser com a maior torcida da Internet! #vaicorinthians

A captação
Utilizando a ferramenta Brand Care, sempre que há um assunto polêmico ou de grande repercussão, as opiniões na rede são monitoradas e convertidas em dados e relatórios: desde análise de sentimento até dados demográficos e engajamento por assunto. Mais do que números, uma poderosa ferramenta para tomada de decisões.

listening with a twist
como ir além?
Mas e se, além dos gestores do clube, os torcedores do Corinthians também pudessem ter acesso a essas opiniões? Junto com essa ideia, vem um desafio: como falar de temas complexos e numéricos com uma “nação” tão heterogênea como a torcida do Timão, fazendo com que a mensagem seja compreendida por todos?

dados visualmente organizados
A solução, foi divulgar esse conteúdo através de recursos visuais diferenciados e bem explicados por infográficos e animações, que diluem e alegram as “chatas” informações estatísticas, normalmente de difícil compreensão para grande parte do público.
Além de ajudar os cartolas na tomada de decisões, a marca Corinthians ganha um conteúdo relevante para publicar em seus canais!
Os infográficos
Nesse meio tempo, monitoramos temas como a aceitação do jogador Adriano Imperador, a vinda do atleta chinês Zizao, a conquista dos títulos Mundial de Clubes e Taça Libertadores, as obras do estádio Arena Corinthians, a abertura da Copa do Mundo no Brasil, a troca entre os jogadores Jadson e Alexandre Pato, entre muitos outros temas. Confira abaixo alguns estudos realizados:

Os vídeos
Além do trabalho de infografia, também criamos vídeos com os dados coletados durante o Social Listening:
Alcance
Além das milhares de interações e compartilhamentos nos canais sociais do clube, cada conteúdo lançado conta com uma enorme divulgação espontânea na mídia. No estudo do Imperador, por exemplo, o conteúdo gerado virou notícia em mais de 50 canais relevantes como Meio&Mensagem, Terra, Uol, Placar, Lance!, R7 e Globo.com.
Por mais que o clube já conte naturalmente com um alto alcance devido à sua popularidade, o assunto difundido foi completamente diferente dos temas corriqueiros do futebol, posicionando a marca Corinthians como pioneira nesse tipo de ação e alcançando mídias que vão além dos tradicionais veículos esportivos.


Curtiu?
Faça um projeto como esse: