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Estudo de caso

Branding do Instagram da Nova Escola

A Nova Escola está vivendo um momento de transformação. Com olhar para o futuro, a instituição precisa transmitir uma imagem inovadora e que remeta à nova fase da empresa: DIGITAL. O Instagram foi a mídia social selecionada para iniciar o trabalho.

O DESAFIO

 

Muitos squads envolvidos e com acesso para publicar na rede social trazem olhares diversos e pouca padronização. O brandbook da nova marca é sólido, mas traz poucos exemplos e guidelines de aplicação nas mídias sociais. Temos ainda muita associação da marca com a revista impressa, que será descontinuada.

Pensando na construção desta nova fase, chegamos à questão:

Como vamos tornar o Instagram da Nova Escola mais digital?

book de guidelines
visuais textuais e posicionamento para Instagram

Para começar esse processo de transição, pensando na aplicação da identidade visual da marca Nova Escola em suas publicações no Instagram, analisamos a melhor forma de transmitir esse momento de mudança que a marca está vivendo em seu período de transição da revista para o digital. Para alinhar essas expectativas com o posicionamento da Nova Escola no Instagram, desenvolvemos um book de guidelines especificando o uso de cada elemento em diferentes situações dentro da rede social.

IDENTIDADE VISUAL

Conforme apresentado no brandbook da marca, seguimos com as cores primárias com maior destaque para texto e fundo – o rosa e o branco. Contando com mais seis cores secundárias, decidimos aplicá-las de forma complementar, fazendo referência a cada um dos squads responsáveis pelos conteúdos da marca. Quanto à identidade textual, seguimos com a fonte base da marca e suas respectivas variações. Como grafismo, aplicamos os retângulos que a marca também já usava em suas peças.

NOVOS ÍCONES

Desenvolvemos ícones exclusivos para representar o conteúdo de cada equipe, dando destaque ao projeto de cocriação mais recentemente criado pela Nova Escola. Decidimos utilizar ícones de traços simples, com os retângulos da identidade da marca formando os símbolos de cada área dentro de elementos que remetam a familiaridade. Além disso, a sobreposição entre as formas marca um estilo característico e traz um padrão visual para a iconografia da Nova Escola. Seguindo o guideline da marca, atribuímos uma cor a cada squad, trazendo, desta forma, personalidade e gerando lembrança a cada tema.

simbologia e cores

Os ícones foram sinalizados nos destaques e posts de acordo com o setor administrado por cada equipe e poderiam ser utilizados para identificar posts em feed. O ícone do projeto cocriação é amarelo para dar maior destaque e seguir a identidade definida para o projeto, remetendo ao post-it. Posteriormente, esse ícone amarelo será substituído pelo ícone do projeto gerado pelo processo de cocriação.

COCRIAÇÃO

A cor amarela é a mais representativa para post-its. Além do mais, é uma cor quente, que atrai atenção em contraste com o rosa da paleta.

TRABALHO

Escolhemos um ícone simples e de fácil associação, a mala. Como cor, decidimos pelo azul escuro, que é o tom mais sério e frio da paleta, e traz a lembrança de cores geralmente utilizadas em ambientes profissionais.

SAÚDE

Diante do serviço oferecido e pela importância do diálogo na construção de saúde mental, pensamos que o balão de fala pode traduzir bem a função deste grupo. Quanto à cor, o verde é frequentemente associado à saúde e pode gerar lembrança instantânea.

CURSOS

Escolhemos o botão “play” para simbolizar o squad, uma vez que os cursos seriam oferecidos por meio de vídeos. O roxo é uma cor criativa, que também simboliza sabedoria e conhecimento – aquilo que o usuário deve adquirir através da experiência dos cursos. 

FORMAÇÃO

Flip charts são comumente utilizados para apresentações e têm papel simbólico no âmbito acadêmico e profissional, por isso pensamos em usá-los para representar o squad. Optamos pela cor roxa em formação também, uma vez que está relacionado ao squad de cursos, e para que não houvesse discrepância nas cores utilizadas nesses dois squads. 

CURSOS

Representando o conjunto de módulos do conteúdo oferecido, pensamos em um ícone que simplificasse a ideia de materiais que se complementam. Para a cor, pensamos que o azul poderia representar bem a questão de organização que este squad deve transmitir.

NOTÍCIAS

Assim como o megafone, o squad de notícias tem como objetivo anunciar e transmitir informações. A cor laranja é uma cor quente que chama a atenção. Além do mais, ela é bastante usada por portais de notícia, e por isso a escolhemos.

INSTITUCIONAL

Para os posts institucionais utilizamos a versão simplificada do logo. Também mantivemos a cor padrão rosa com o branco, uma vez que são as cores bases de todas as peças,e representam a organização como um todo.

PADRONIZAÇÃO DE POSTAGENS
GUIDELINE PARA UTILIZAÇÃO DE TEMPLATES

Realizamos um guideline para a aplicação de textos, imagens e grafismos a fim de padronizar essas artes e deixar mais a cara da Nova Escola. Para adequar as publicações às mudanças que a marca estava vivendo, selecionamos o filtro padrão para fotos postadas nos stories, cores para boxes de texto e template personalizado para perguntas, polls, testes e régua de sentimento.

As peças
Templates para Feed

Desenvolvemos ainda templates prontos de feed e stories para aplicação de textos e fotos. A fim de trazer uma identidade sólida e marcante para o feed, decidimos focar nas principais cores da marca, utilizando principalmente o rosa como principal cor do background, e o branco para grafismos. Já as cores secundárias teriam o papel de representar o squad responsável por cada assunto, em conjunto com uma possível aplicação dos ícones anteriormente introduzidos.

MECÂNICA

DE FEED

 

Para integrar esse conteúdo de forma organizada e visualmente agradável no feed, planejamos uma estrutura baseada no padrão de foto/vídeo + texto + foto/vídeo criando, assim, uma fileira apenas de conteúdo relacionado e, dessa forma, também facilitando o acesso a conteúdo de interesse do usuário. 

Feed Organizado

estratégia e elementos da
LinguaGEM TEXTUAL

Por último, estabelecemos a forma como a Nova Escola iria se posicionar através da sua linguagem textual no Instagram. Definimos que seriam necessários elementos textuais claros, unificados e diretos para mostrar a harmonia de um canal que, mesmo tratando de diversos assuntos (squads), seja capaz de expressar sua linguagem única. Para atingir essa unidade, foi preciso estabelecer alguns padrões de tipo de linguagem nas publicações. Quanto às estratégias, estabelecemos estas quatro:

 

  • Reduzir o uso de exclamações e emojis para evitar o excesso.

  • Utilizar linguagem direta que envolve o seguidor. Sem rodeios, direto ao ponto.

  • Uso de perguntas para abrir legendas, mas de forma moderada.

  • Evitar quebra de linhas, deixando os posts menos poluídos com o uso de caracteres especiais, como hífen e ponto final.

GUIDELINES DA LINGUAGEM

Definimos guidelines para a linguagem utilizada nas descrições dos posts no Instagram também.

 

  • Texto humanizado e em primeira pessoa.

  • Sempre utilizar o “nós” e nunca “eu” ou “Nova Escola”.

  • Utilização frequente de call to action para chamada do engajamento. Especialmente do professor. Vamos lá?

  • Não utilizar gírias, principalmente as muito jovens, mas sim palavras que também humanizem a linguagem e a deixem com a cara do digital.
  • O segredo é conversar como se estivesse falando com um amigo querido, contando uma novidade especial, sem excesso de empolgação e sem frieza. Na medida.

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