Estudo de caso

 

Arquitetando o branding da Sampa.

A ‘SAMPA Arquitetura + Design’ é uma empresa especializada em projetos de arquitetura, urbanismo, design de interiores, cenografia e acompanhamento e gerenciamento de obras.

Para trazer mais estilo e presença digital para a marca, a Twist foi contratada para criar e desenvolver um projeto de branding inovador para a startup.

NOSSO DESAFIO

Nosso desafio estava em desenvolver uma marca com autoridade, personalidade, moderna e, sem deixar, ao mesmo tempo, de representar visualmente o nome da empresa: SAMPA (abreviação de São Paulo).

Como criar um projeto inovador com elementos que remetem ao Estado de São Paulo sem cair no cliché da forma que já é amplamente conhecida? Como gerar novidade e, ao mesmo tempo, familiaridade?

A SOLUÇÃO

A partir de um amplo estudo dos valores, propósito e diferenciais da empresa, a marca foi desenhada de forma minimalista e baseada no mapa de São Paulo.

A silhueta que virou ícone é usada em boa parte da cidade é vista nas calçadas e em sinalizações. A ideia foi inspirada e trabalhada para que os blocos formassem a letra “S” de SAMPA e, ao mesmo tempo, remetessem ao ícone já familiar.

Essa ideia foi transformada em uma marca sólida, flat, mas com uma tridimensionalidade simples que pode ser facilmente redesenhada com linhas em ângulos retos e 45°.

Outro critério que não poderia faltar são os padrões que ela pode criar, gerando uma ilusão de ótica que foi pensada junto com a sua diversidade de cores. Além de que, na sua forma de padrões, tem o intuito de representar estruturas modulares, casas, escadas e o que a imaginação, através da ilusão de ótica, pode causar no espectador.

MÃOS À OBRA!

A forma inicial foi criada a partir do desenho original do ícone do mapa de São Paulo, com o grid quadrado com linhas diagonais em 45°.

O modelo foi espelhado para ser trabalhado em forma de “S”, criar perspectiva e profundidade.

Depois de fechar os triângulos que formam a letra “S”, deixamos o logo sólido para remeter aos blocos 3D. Depois de finalizado, foi rotacionado em 45° para que a marca ficasse de pé.

O logo foi criado no módulo outline estrategicamente para facilitar a aplicação dos grafismos na versão em que não é possível utilizar cores, além de ser uma versão mais clean da marca para aplicações variadas.

Storyboard campanha digital agencia Twist para LIT Saint Paul

Além da referência ao ícone do mapa de São Paulo já conhecido, porém, de forma inovadora, a tridimensionalidade da marca cria uma associação com espaços de arquitetura e projetos de obras, pois remetem a módulos e perspectiva.

Além disso, a marca foi projetada e alinhada com base na altura do símbolo, respeitando as proporções de tamanho e espaço, para manter a integridade visual da SAMPA.

Ainda, o símbolo pode ser montado e transformado em um bloco, que pode ser usado como decoração em almofadas, estruturas e afins.

AS CORES

Essas são as cores da SAMPA. Elas dão personalidade à marca, e sendo assim, a fidelidade na reprodução das cores deve ser um aspecto relevante e observado com extremo cuidado em todas as peças, sejam elas impressas ou digitais.

A TIPOLOGIA

A tipografia muitas vezes define como um texto é compreendido, a importância que ele tem e até o seu tom. Por isso, seguir a família de fonte indicada ajuda a trazer unidade para as peças e para os discursos.

Para títulos, usamos a fonte Sitka Display Bold e, para texto, usamos a fonte Gilroy Regular.

PADRÕES

MATERIAIS GRÁFICOS E DIGITAIS

Também tivemos o cuidado de desenvolver novos materiais gráficos e digitais com a nova marca. Criamos cartões de visitas, papel timbrado e assinatura de e-mail.

BRANDBOOK

Por fim, desenvolvemos um brandbook completo para a Sampa, com o objetivo de apresentarmos a marca e todos os elementos básicos da identidade visual.

Além da criação do logotipo, cores e tipologia, explicamos tecnicamente sobre aplicação, arejamento, usos incorretos, redução e Pattern.

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