Estudo de caso

 

Arquitetando o branding de Sampa.

A SAMPA Arquitetura + Design é uma empresa especializada em arquitetura, urbanismo, design de interiores, decoração, cenografia e acompanhamento e gerenciamento de obras.

Para trazer mais estilo e presença digital para a marca, a Twist foi contratada para criar e desenvolver todo o branding.

NOSSO DESAFIO

Por ser uma empresa expert em construção e modelagem, nosso desafio estava em desenvolver uma marca com autoridade, personalidade, moderna e, sem deixar, ao mesmo tempo, de representar visualmente o nome tão forte e impactante da empresa: SAMPA.

A SOLUÇÃO

A marca foi desenhada de forma minimalista e baseada no mapa de São Paulo. A silhueta que virou ícone é usada em boa parte da cidade. É visto nas calçadas e em sinalizações. A ideia foi inspirada e trabalhada para que os blocos formassem a letra “S”.

Essa ideia foi transformada em uma marca sólida, flat, mas com uma tridimensionalidade simples que pode ser facilmente redesenhada com linhas em ângulos retos e 45°.

Outro critério que não poderia faltar são os padrões que ela cria, gerando uma ilusão de ótica que foi pensada junto com a sua diversidade de cores. Além de que, na sua forma de padrões, tem o intuito de representar estruturas modulares, casas, escadas e o que a imaginação, através da ilusão de ótica, pode causar no espectador.

MÃOS À OBRA!

A forma inicial foi criada a partir do desenho original do ícone do mapa de São Paulo, com o grid quadrado com linhas diagonais em 45°.

O modelo foi espelhado para ser trabalhado em forma de “S”, criar perspectiva e profundidade.

Depois de fechar os triângulos que formam a letra “S”, deixamos o logo sólido para remeter aos blocos 3D. Depois de finalizado, foi rotacionado em 45° para que a marca ficasse de pé.

O logo foi criado no módulo outline estrategicamente para facilitar a aplicação dos grafismos na versão em que não é possível utilizar cores, além de ser uma versão mais clean da marca para aplicações variadas.

Storyboard campanha digital agencia Twist para LIT Saint Paul

Criamos três versões de logotipo: horizontal, vertical alinhada à esquerda e vertical centralizada, que também possui as mesmas versões com o símbolo em outline e versatilidade para a criação de padrões, seja na versão colorida ou na versão em outline.

Além disso, a marca foi projetada e alinhada com base na altura do símbolo, respeitando as proporções de tamanho e espaço, para manter a integridade visual da SAMPA.

Ainda, o símbolo pode ser montado e transformado em um bloco, que pode ser usado como decoração em almofadas, estruturas e afins.

AS CORES

Essas são as cores da SAMPA. Elas dão personalidade à marca, e sendo assim, a fidelidade na reprodução das cores deve ser um aspecto relevante e observado com extremo cuidado em todas as peças, sejam elas impressas ou digitais.

A TIPOLOGIA

A tipografia muitas vezes define como um texto é compreendido, a importância que ele tem e até o seu tom. Por isso, seguir a família de fonte indicada ajuda a trazer unidade para as peças e para os discursos.

Para títulos, usamos a fonte Sitka Display Bold e, para texto, usamos a fonte Gilroy Regular.

PADRÕES

MATERIAIS GRÁFICOS E DIGITAIS

Também tivemos o cuidado de desenvolver novos materiais gráficos e digitais com a nova marca. Criamos cartões de visitas, papel timbrado e assinatura de e-mail.

BRANDBOOK

Por fim, desenvolvemos um brandbook completo para a Sampa, com o objetivo de apresentarmos a marca e todos os elementos básicos da identidade visual.

Além da criação do logotipo, cores e tipologia, explicamos tecnicamente sobre aplicação, arejamento, usos incorretos, redução e Pattern.

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