Agência full service: tudo o que você precisa saber

jul 10, 2024

Contar com uma agência full service pode ser o diferencial que fará sua marca se fortalecer, crescer e até superar as metas de negócios estabelecidas. 

Neste artigo, vamos mergulhar no mundo das agências full service, explicando o que são, como funcionam, como alcançam resultados e os cuidados na hora de contratar uma. 

E também, claro, o porquê de estarem sendo cada vez mais demandadas por empresas de diferentes tamanhos. Vamos lá?!

O que é uma agência full service

Uma agência full service pode ser resumida como uma agência que entrega tudo o que um cliente precisa na área de comunicação. Em vez de se especializar em uma área específica, como inbound marketing, design ou publicidade digital, essas empresas cobrem todas as necessidades de marketing de uma organização, desde a estratégia até a execução e análise de resultados. Ou seja, mais do que uma mera fornecedora, uma agência full service tende a ser uma parceira de negócios das organizações com as quais fecha contrato.

Motivos do sucesso de agências full service

A visão ampla sobre o negócio, planejamento e execução de campanhas tornam uma agência full service o modelo de agência que melhor atende empresas em busca de bons resultados, mas não só isso. Equipes multidisciplinares, o uso de metodologias inovadoras e a experiência oriunda da diversificação de serviços também ajudam a explicar o sucesso desse modelo de agência. 

vantagens de uma agência full service

Vantagens de uma agência full service

 

Afinal, o que faz uma agência full service?

Conforme mencionado, uma agência full service pode ser resumida como uma agência que entrega tudo o que um cliente precisar na área de comunicação.

Entre os principais serviços que uma agência de marketing full service pode oferecer estão branding, marketing digital, data analytics e growth, campanhas tradicionais de mídia (offline), trading marketing e conteúdo audiovisual. Confira particularidade de cada uma dessas áreas abaixo:

Branding e design

Criação de identidade visual, rebranding, tom de voz, logotipo, naming, brandbook, guidelines, peças gráficas (cartão de visitas, panfleto de divulgação, faixas, banners), materiais de marca, site institucional, embalagens, vídeos em motion design, peças de design gráfico em geral;

Marketing digital

Gerenciamento de conteúdo orgânico em mídias sociais, campanhas de e-mail marketing, criação e gerenciamento de blogs e otimização SEO de conteúdo, marketing de conteúdo, planejamento e execução de planos de mídia paga em plataformas sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok etc.), Google, análise de resultados e aplicação de melhorias contínuas, social listening, campanhas estratégicas com influenciadores e creators;

Data analytics e growth marketing

Planejamento, execução e análise de estratégias de crescimento, análise de funil de vendas, implementação de operação de canais de conversão e relacionamento, CRM, data mining;

Campanha tradicional de mídia

Proposta e criação de campanhas em veículos tradicionais de mídia (Off), como canais de televisão, estações de rádio, outdoors, jornais e revistas, além de negociação de tempo de veiculação, valores e formas de pagamento;

Trade marketing

Criação de campanhas de incentivo em pontos de venda, marketing olfativo, arquitetura de loja e escritórios, enxoval de criativos para pontos de vendas,

Conteúdo audiovisual

Planejamento, execução, edição e entrega de vídeos, fotos, sessões de fotografia, operação com drones e diversos materiais audiovisuais, incluindo também roteirização, produção e edição de podcasts.

Equipe multidisciplinar em agência full service

Sede da agência Twist em São Paulo, com diversos profissionais e computadores no mesmo ambiente

Com sede em São Paulo, a Twist é uma agência full service

As agências de marketing full service contam com equipes compostas por profissionais especializados em diversas áreas, como destaque a:

  • Estrategistas de comunicação;
  • Designers gráficos;
  • Motion designers;
  • Ilustradores;
  • Diretores de arte;
  • Editores de vídeo;
  • Desenvolvedores web;
  • Programadores;
  • Redatores publicitários;
  • Especialistas em SEO;
  • Gestores de mídia social;
  • Gerentes de projeto;
  • Especialistas em tráfego paga;
  • Fotógrafos;
  • Videomakers,
  • Entre outros.

A diversidade de conhecimento dos colaboradores permite que a agência aborde cada aspecto do marketing com maior profundidade e faça entregas com ganhos competitivos e financeiros a seus clientes.

Como escolher uma agência full service confiável

Ao escolher uma boa agência de marketing full service deve-se prestar atenção em fatores como a qualidade do relacionamento com a equipe de atendimento, a diversidade técnica de profissionais e metodologias utilizadas para a conquista de resultados almejados.

Aqui estão algumas dicas que podem ter ajudar no processo de seleção de uma boa agência: 

1. Defina os objetivos e necessidades da sua empresa: antes de começar a procurar uma agência, tenha informações claras a respeito das metas de negócios e de marketing, além de necessidades específicas. Alguns exemplos são: aumento da visibilidade de marca, geração de leads qualificados, cobertura em tempo real de eventos, atualização do site institucional, presença digital e conteúdo always-on e  produção de itens de papelaria;

2. Pesquise e avalie a reputação: dê preferência para agências full service com uma boa reputação no mercado. Leia avaliações e depoimentos de clientes anteriores. Verifique se a agência tem cases para apresentar ou trabalhos que demonstram sua capacidade de alcançar resultados e/ou usar estratégias similares ao que você e sua empresa necessitam. Se considerar pertinente, peça referências de clientes atuais ou anteriores;

3. Verifique a composição da equipe: pergunte sobre as qualificações e especialidades dos profissionais que atuam na agência e como elas podem agregar a sua empresa a alcançar os objetivos específicos;

4. Cheque a competência técnica: grandes players da área de tecnologia costumam ter parcerias com agências de comunicação, especialmente em relação a boas práticas. Portanto, procure saber se a agência full service que você está considerando faz parte de programas como Google Partner e Meta Business Partners, por exemplo. Além disso, empresas de boa reputação geralmente possuem metodologias e tecnologias proprietárias, desenvolvidas de forma empírica;

5. Cobre estratégia e resultados: questione o seu contato na agência acerca da mensuração de resultados e como eles costumam ser detalhados em relatórios para os clientes, com qual periodicidade e como isso pode ser ajustado às necessidades da sua companhia,

6. Peça uma proposta comercial: caso você tenha gostado de uma agência e achado a operação inteligente e compatível com as necessidades da sua organização, solicite um orçamento. Durante a decisão, leve em conta muito mais que os preços apresentados. Relacionamento, profissionalismo, propostas criativas são alguns dos pontos que devem ser analisados.

Tipos de contrato com agências de publicidade

As agências full service são versáteis, inclusive com os modelos de contratos comerciais assinados com seus clientes. Isso quer dizer que alguns contratos podem ser ser feitos por horas estimadas de serviço, por entrega de projetos, por de quantidade de jobs e fee mensal, por exemplo. Cada tipo mencionado oferece vantagens distintas e deve ser escolhido com base nas necessidades e no orçamento que uma empresa dispõe.

We do everything with a Twist

Nascida em 2008, a agência Twist se posiciona como uma agência full service de boutique. Isto é, atende aos clientes com uma atenção especial para realizar entregas sempre com algo a mais e observando as oportunidades e desafios em múltiplos canais. Com um olhar de comunicação 360 graus, a agência já atendeu clientes de diferentes portes – de pequenos e médios empreendedores até multinacionais. 

Projetos de naming, branding e design, produção de itens de papelaria, gerenciamento de mídias sociais, produção audiovisual, criação de sites, inbound marketing e conteúdo SEO, gerenciamento de mídia paga são alguns dos projetos assinados pelos profissionais que tem um twist no currículo. Clique aqui e veja alguns trabalhos e cases, que envolvem marcas como Senna Brand, Latam Airlines, Honda, Correios Celular e Itautec.

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