Busca Orgânica no portal juventude.SP

Parte da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, a “Juventude SP” realiza ações voltadas para os jovens paulistas, promovendo políticas públicas para aqueles que têm entre 15 e 29 anos. O Portal juventude.sp.gov.br funciona como um guia e reúne informações importantes sobre estudos, trabalho, diversão, saúde e cidadania.

Desafio

O portal juventude.sp.gov.br, que contava com milhares de acessos mensais tendo como fonte de tráfego os sistemas de busca, foi reformulado em 2013.
Como um novo projeto foi produzido do zero, todos os textos do antigo site foram substituídos por novos conteúdos e, com isso, a boa indexação do portal se perdeu.
Em parceria com o núcleo de pesquisa da Fundação USP NAP Escola do Futuro, responsável pela gestão do portal da Juventude, a Twist ajudou a realizar um completo projeto de SEO (Search Engine Optimization) para colocar o portal de volta no mapa dos buscadores.

Projeto

Análise comparativa entre o portal antigo e o novo: Visando encontrar as oportunidades de conteúdo presentes no site antigo que não estavam sendo exploradas no novo projeto, mapeamos diversos fatores como o fluxo dos visitantes, os termos indexados e as fontes de tráfego.
Análise Onpage:: Análise, adequação e implementação de boas práticas de SEO, tornando a estrutura e a codificação do novo Portal mais amigáveis aos sistemas de indexação dos mecanismos de pesquisa.
Pesquisa de keywords: Identificação de termos relevantes para a produção de conteúdo e adequação dos nomes das seções do Portal. Essa etapa do trabalho teve como objetivo entender como o público buscava o conteúdo que a Juventude tinha a oferecer. Para tal, mais de 800 termos foram analisados visando encontrar oportunidades dentro da matriz “Concorrência X Volume de Buscas”, dos quais 162 termos com potencial de indexação foram selecionados. A partir daí, essas keywords nortearam a produção dos novos conteúdos.
Após a finalização do projeto, um workshop foi realizado para treinar os profissionais envolvidos na produção do site e edição de conteúdo, com o intuito de manter as boas práticas Onpage implementadas a cada nova página publicada. Esse workshop envolveu também o coaching para webwriting voltado ao SEO, onde os redatores e jornalistas puderam compreender como aplicar as Keywords mapeadas de forma relevante.

Resultados

Do lançamento do novo Portal em maio/2013 até a implementação da primeira etapa do projeto em agosto/2013 já pudemos observar a tendência de crescimento das buscas orgânicas do site, que hoje conta com dezenas de milhares de acessos mensais.*
*Informação retirada do Google Analytics referente ao período de 25 de maio a 30 de setembro de 2013.