Políticas Públicas jovens de Sampa nas redes sociais

Parte da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, a “Juventude SP” realiza ações voltadas para os jovens paulistas, promovendo políticas públicas para aqueles que têm entre 15 e 29 anos.
O Portal juventude.sp.gov.br funciona como um guia e reúne informações importantes sobre estudos, trabalho, diversão, saúde e cidadania.
Em parceria com o núcleo de pesquisa da Fundação USP - NAP Escola do Futuro, responsável pela gestão do portal da Juventude, a Twist ajudou a criar estratégias e conteúdos sociais, com a missão de levar as relevantes ações promovidas pela Juventude SP a um maior número de jovens.

Desafio

Diferente das pessoas com maior idade e menor afinidade com as novas mídias, os jovens interagem menos com as publicações.
São usuários mais seletivos, principalmente se estamos falando de comunicação de um órgão público e não da banda da moda. Como engajamos esse público?

Solução: Adequação da linguagem

Compreender como o jovem se expressa, se manifesta e interage é muito importante na hora de falar de assuntos sérios com eles. Entender e adequar a linguagem visual e textual das informações foi uma das chaves para atraí-los. Uma nova identidade gráfica foi criada, colorida e com uma tipologia em linha com o jovem. As composições ainda trazem elementos circulares associados ao logotipo da Juventude SP.

O trabalho

Mais de 1.100 conteúdos únicos foram criados, produzidos e publicados no canal do Facebook até abril de 2014.

Resultados

O objetivo primário do projeto foi a conversão para o Portal, sendo assim, o conteúdo foi produzido para que os jovens lessem o post e acessassem a matéria para saber mais, para que o engajamento não necessariamente, acontecesse pelo canal do Facebook.
O portal da Juventude SP conta com dezenas de milhares de acessos mensais, sendo que em alguns meses, os acessos provenientes dos canais sociais somaram mais de 50% do total de acessos.

Números dos primeiros 10 meses do projeto

Dados obtidos através das ferramentas Google Analytics e painel do Facebook.

Alcance

Já levamos informações sobre políticas públicas mobilizadoras e transformadoras para mais de 8 milhões de usuários.
8 milhões de usuários.

Interações

Mesmo que o quesito interação não tenha sido o nosso objetivo central, recebemos mais de 62 mil interações, entre curtidas nos posts, comentários, shares e private messages.
62 mil interações

Fãs

No inicio do projeto, o Facebook possuía pouco mais de 4 mil fãs. Mesmo com restrições para o investimento, trouxemos mais de 50.000 novos fãs para a página.
50 mil novos fãs.

É o jovem paulista ligado nas políticas públicas de Sampa! ;)