Interagindo com milhões de loucos

A Twist, em parceria com a Social Figures, está auxiliando desde 2012 o primeiro clube do Brasil a monitorar as suas redes sociais.

A captação

Utilizando a ferramenta Brand Care, sempre que há um assunto polêmico ou de grande repercussão, as opiniões na rede são monitoradas e convertidas em dados e relatórios.

Mais do que saber o número de torcedores, o Corinthians hoje procura tratá-los como clientes e com este conceito estamos implantando diversos sistemas para acompanhar e monitorar a nação!

Alessandro Gonçalves - Gerente de Inteligência de Mercado do Corinthians
6 de fevereiro de 2012 - corinthians.com.br

A ideia

Mas e se, além dos gestores do clube, os torcedores do Corinthians também pudessem ter acesso a essas opiniões?
Junto com essa ideia, vem um desafio: como falar de temas complexos e numéricos com uma "nação" tão heterogênea como a torcida do Timão, fazendo com que a mensagem seja compreendida da mesma forma pela grande maioria?

Solução

A solução, foi divulgar esse conteúdo através de recursos visuais diferenciados e bem explicados por infográficos e animações, que diluem e alegram as “chatas” informações estatísticas, normalmente de difícil compreensão para grande parte do público.
Além de ajudar os cartolas na tomada de decisões, a marca Corinthians ganha um conteúdo relevante para publicar em seus canais!

Resultado

Nesse meio tempo, monitoramos temas como a aceitação do jogador Adriano Imperador, a vinda do atleta chinês Zizao, a conquista dos títulos Mundial de Clubes e Taça Libertadores, as obras do estádio Arena Corinthians, a abertura da Copa do Mundo no Brasil, a troca entre os jogadores Jadson e Alexandre Pato, entre outros. Confira abaixo alguns estudos realizados:

Alcance

Além das milhares de interações e compartilhamentos nos canais sociais do clube, cada conteúdo lançado conta com uma enorme divulgação espontânea na mídia.
No estudo do Imperador, por exemplo, o conteúdo gerado virou notícia em mais de 50 canais relevantes como Meio&Mensagem, Terra, Uol, Placar, Lance!, R7 e Globo.com.
Por mais que o clube já conte naturalmente com um alto alcance devido à sua popularidade, o assunto difundido foi completamente diferente dos temas corriqueiros do futebol, posicionando a marca Corinthians como pioneira nesse tipo de ação e alcançando mídias que vão além dos tradicionais veículos esportivos.